sábado, 8 de fevereiro de 2014

A linha da Gaivota

Olá olá :)
Hoje venho-vos falar (como já devem ter reparado pelo titulo) da linha azul do metro de Lx, ou como outros lhe chamam, a linha da gaivota.
Esta é, sem dúvida, a minha linha preferida e é também a que uso mais.
A minha história de amor com esta linha começou logo quando cheguei a Lx, uma vez que tem a estação que faz ligação com o terminal rodoviário (Jardim Zoológico - apesar de eu achar que a estação se devia chamar Sete Rios). Frequentar esta estação era sempre sinal de que ia, finalmente, para casa, o que era sinal que ia ter algum descanso durante o fim de semana, o que fazia dela a supra-estação da felicidade. 
Depois, descobri que uma das estações dava acesso directo ao Colombo e aí foi o delírio! Comecei a ir directamente da faculdade no 729 até ao Colégio Militar e depois fazia o percurso inverso no Metro para ir para casa, viajando na linha azul até à Baixa/Chiado e mudando para a linha verde, indo até ao Cais do Sodré. Era um sonho, para quem gosta de compras como eu! Actualmente já apanho o Metro em Santa Apolónia e sigo sempre pela mesma linha, tornando a viagem mais cómoda. 
Por falar em Santa Apolónia, acho que é das piores estações do metro a nível de confusão: uma vez gastei 2 bilhetes de metro porque não sabia onde havia de apanhar o metro. Podia ser erro só meu mas não. Já vi mais turistas e residentes na mesma situação. Para além de que não havia nenhum segurança ou funcionário que indicasse o percurso certo para ir ter ao Metro, vale-se a boa vontade dos que já percebem o "esquema". 
A estação das Laranjeiras é a minha favorita: simples e funcional. Adoro os azulejos de laranjas, fico sempre encantada quando lá passo. Um dia saio lá e vou explorar a zona, apesar de não saber o que me espera por lá. 
A estação do Marquês é a que uso mais, actualmente, mas infelizmente acho que a decoração está horrível e proporciona um momento claustrofóbico mesmo para quem não o é (como eu). É um verdadeiro frete ter de sair ou entrar naquela estação, para além dos maravilhosos carteiristas que adoram estar nas escadas (todo o cuidado é pouco). É preferível usar a estação do Marquês na linha amarela
A estação Parque (nunca lá saí) é das mais lindas ao nível da decoração, é uma obra de arte, apesar de eu achar que é uma estação que os mais idosos usam como descanso para as pernas, limitando-se a sentar nos bancos e nunca para apanhar o Metro. 
Nunca fui para lá da estação do Colégio Militar/Luz mas um dia espero ir conhecer as restantes estações, talvez quando ocorra a inauguração do prolongamento à Reboleira (confesso que tenho um pouco de receio das estações em zonas desconhecidas, mas a curiosidade fala mais alto).

Destaco pela positiva as estações Parque, Laranjeiras e Colégio Militar/Luz.
Pela negativa destaco as estações Alto dos Moinhos, Marquês de Pombal e Santa Apolónia. 

Podia continuar a falar sobre a linha azul, pois havia muito mais a descobrir, mas agora é a vez dos leitores darem a sua opinião :)

Até à próxima viagem, e até lá, boas viagens. 

4 comentários:

  1. Na Pontinha tens tambem a 729 a passar. Laranjeiras é onde eu moro! É um bairro residencial normal a mandar para o massivo. O maior atractivo é a Loja do Cidadão onde milhares de pessoas por dia tratam de assuntos burocráticos.

    ResponderEliminar
  2. A estação do Marquês da Linha Amarela é bonita, totalmente o oposto dos contraplacados verdes da Linha Azul.

    ResponderEliminar
  3. Olá, desde já obrigada por acompanhares e pelos comentários.
    Tal como disse a estação marquês da linha amarela é muito mais agradável do que a da linha azul mas um dia vou aqui falar sobre a linha amarela e aí vou falar sobre ela. As laranjeiras sempre me pareceu uma estação calma, por isso sabia que se tratava de uma zona residencial, de resto não sabia da parte da loja do cidadão.

    ResponderEliminar
  4. Sorry, não tinha reparado que falavas da Linha Amarela!

    ResponderEliminar