Posso-vos dizer que a minha primeira experiência no "14" não foi lá muito agradável: indo eu num lugar individual, daqueles cobiçados pelos idosos, uma "senhora" na casa dos seus 22, 23 anos, já com um bebé a seu cargo, resolveu que eu tinha que lhe ceder o lugar, sendo que o lugar para pessoas com crianças de colo fica nos bancos vermelhos. Resolveu a minha consciência que lhe devia ceder o lugar por respeito à situação mas aquilo ficou-me atravessado e sem duvida que pensei que a experiência no 14 não era para se repetir muitas vezes, até que o destino me pregou uma partida...
Conhecido por ir até à Outurela, o 14 é muitas vezes o meio de transporte utilizado para aqueles que querem ir à SIC, e a minha tia não foi excepção. Ao saber que a carreira 14 passava perto da minha casa, a minha tia não se evitou de ligar ao assistente de plateau do programa "Querida Júlia" (actualmente, Queridas Manhãs) e marcar para ir lá um dia. Eu fiz-lhe companhia, como é óbvio, e foi aí que mudei de opinião acerca desta simpática carreira. A viagem foi bastante agradável, pessoas muito simpáticas, e fiquei a conhecer uma localidade próxima de Lx (coisa que eu adoro...).
Actualmente uso esta carreira para ir até casa quando vou para a faculdade...
Para além disso, já a "usei" para ir até à Praça da Figueira num dos muitos passeios que costumo fazer com o meu namorado e é também uma viagem muito agradável.
Deixo aqui os prós e contras desta carreira, na minha modesta opinião:
Prós:
- Zonas interessantes (Belém, Praça do Comércio, Praça da Figueira, Santos, Janelas Verdes, ...)
- Passagem perto da Serra de Monsanto (ar puro)
- Anda muito "apilhado" a todas as horas (todas as horas são de ponta)
- Viagem lenta
Não percam a próxima viagem! :)
De facto, a 14 desde que se fundiu com 49 e mais tarde assumiu o percurso da 60, ficou deveras muito lenta...
ResponderEliminarOlá Carlos , desde já obrigada pelo comentário.
EliminarAinda não estava em Lisboa aquando desses acontecimentos, mas penso que é uma carreira muito lenta logo ali a partir de Belém, com os turistas, e depois segue por zonas onde o transito está limitado e daí a sua ineficiência com os tempos.
A "minha" carreira. Já conheço muitos dos motoristas regulares de vista (já tenho alcunhas para alguns e tudo eheh) e acho que alguns também já me conhecem (costumo ser a única a entrar e sair na paragem e tenho por hábito saudar o motorista sempre que entro). Mas é raro o dia que a faça até à Figueira, porque é mesmo lenta.
ResponderEliminarGostei da ideia do blog, vou seguir!
É bom saber que é uma carreira popular, é pena é a lentidão. Continue a acompanhar. Obrigada :)
EliminarFrequento regularmente esta carreira, e não é assim tão lenta como se descreve. Em parte da hora de ponta da manhã, é bastante eficiente desde a 24 de Julho até ao terminus na Outurela.
ResponderEliminarO problema prende-se com a hora de ponta da tarde no sentido da Praça da Figueira. Mas tudo depende da hora e da época do ano - já cheguei a fazer R. Proletariado - Santos em 22 minutos (!) - e fazer o mesmo percurso mas só até ao Calvário em 55. Tudo depende do factor trânsito essencialmente.
Peca pela quantidade de "gentes que não pagam título", principalmente entre Pq. Campismo <-> Outurela - essencialmente para apanharem o 50 para as zonas de Benfica e afins.
A zona do Altinho costuma meter muita chungaria tanto de manhã como de tarde - mas é um problema alheio às carreiras que ali passam. O 714 tem um percurso bonito, mas o trajecto Belém-Restelo-Caselas poderia facilmente ser ajustado, assim como usar a 24 de Julho como anteriormente, beneficiando de um trajecto mais rápido e captando mais utentes, desafogando em parte o 27 e o 60.