quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Yellow lifestyle

Olá :)
Hoje vamos falar da linha mais badalada do metro de Lx: a linha amarela. Por agora, a linha faz o seu percurso entre Odivelas e o largo do Rato e é aquela linha que comecei logo a ouvir falar assim que vim para Lx. 
Curiosamente, foi a última em que andei e é a que menos frequento.
A primeira viagem que lá fiz foi a partir do Campo Grande, quando acompanhei uma prima minha a uma consulta no dentista. Fomos até ao Marquês onde apanhámos o 746. 
Mais tarde voltei a ir com uma amiga minha, numa daquelas tardes de passeio, até ao Sr. Roubado (é só onde o passe nos permite ir) e depois fomos até ao Rato onde apanhámos o 720 para o Calvário. 
A última vez que fui foi até à Cidade Universitária e acabei por mudar para a linha verde no regresso por uma questão de conveniência.
Só falta ir até Odivelas...(escapa sempre uma) 
Confesso que a linha amarela é a linha menos prática para mim, uma vez que não há assim nada que me atraia lá e não tem muitos acessos para os autocarros da carris que passam onde vivo. 
Além disso, é uma linha muito usada por quem vive nos arredores de Lx, pelos estudantes da Cidade Universitária e da Universidade Nova e pelos passageiros da CP que apanham comboio em Entre-campos (gosto mais de escrever assim). São coisas que a mim "não me assistem".
Quanto às estações: não tive oportunidade de as apreciar muita vez e por isso é uma visão geral.
Uma estação muito agradável é a do Marquês de Pombal. Ao contrário da estação da linha azul, esta é simples mas tem um ambiente agradável, para além de que dá um aspecto mais limpo. 
Outra estação que acho piada é à de Picoas. É muito original e agradável. (Já me disseram que há lá um centro comercial (?)...)
A estação do Rato também merece destaque positivo pelas suas escadas rolantes super giras que têm uma fantástica ilusão de óptica (têm de experimentar)
As estações do Lumiar, Ameixoeira, Quinta das Conchas e Sr. Roubado também têm destaque positivo pelo futurismo que transmitem e pela beleza simples que transmitem.
Negativamente destaco a da Cidade Universitária: da única vez que lá estive estava cheia de água à entrada, havia muita gente a escorregar e a decoração deixa muito a desejar. 
No geral, é uma linha harmoniosa, apesar dos famosos assaltos na estação de Entre-campos...mas quanto a isso não podemos fazer nada.

Se alguém quiser sugerir algum ponto interessante que se localize em alguma estação desta linha, está à vontade :)


até à próxima viagem :)

2 comentários:

  1. Podes ir a Odivelas, só não podes sair para a rua,mas andar na estação podes. ;)

    O centro comercial de Picoas penso que seja o Imaviz. Já lá não vou à anos!


    Sair no Saldanha à tarde e ir ao Jardim do Arco Cego é sempre apetecivel ;)

    Ah, já me esquecia; o 732 tem ligação à linha amarela xD

    ResponderEliminar
  2. Ah pois é. Esqueci-me desse pormenor do 732 xD

    ResponderEliminar